Cor de rosa, uma ova!
Marianne Faithfull chega
quietinha, carregando um
forte sotaque de cabaré
quietinha, carregando um
forte sotaque de cabaré
Cuidado, meu amigo, vai
doer. Se você é daqueles que acham que a vida é um mar de rosas cor-de-rosa,
mantenha distância. Ou vá ouvir a Xuxa! Se vocÊ também não quer ver maculada
aquela imagem da moça Marianne Faithull, musa da swingin´ London dos anos 60,
groupie dos Rolling Stones, que passou na cara todos, estrelou filmes com Alain
Delon e foi consagrada pela mídia da época como a garota símbolo de ousadia e
liberação – não, melhor não ouvir esse dilacerante Strange Weather (WEA).
Mas, se você não tem medo de
descobrir um dos discos mais bonitos lançados no Brasil este ano (e por que
desespero, amargura, tristeza, desamor, solidão, não podem ser belos? Em pleno
1987?), caia de boca no blues de Marianne.Depois de uma tentativa de suicídio,
envolvimentos com a polícia por causa de drogas (nada soft: heroína no duro), e
pântanos de álcool, ela salvou-se não pela conversão a alguma seita brega, mas
pela música. Sim, arte salva. Ou consola. Ou torna pelo menos suportável.
A foto em preto e branco da
capa mostra um rosto ainda jovem, mas meio devastado (lindamente devastado).
Com esse rosto, Marianne Faithfull joga sua voz grave, metálica, de negra
velha, em 11 canções de clima pesado de cabaré. Lembra às vezes Lotte Lenya,
mais frequente a deusa Marlene Dietrich. Uma Dietrich que tivesse atravessado
aqueles velhos bons tempos de rock, sexo e drogas para chegar, depois do punk,
ao som de New Orleans, onde começou o blues. Fumaça de muitos cigarros, bebidas
fortes – e a certeza de que “desde o meu nascimento eu tenho sido uma estranha
neste mundo” (em A Stranger on Earth, regravação de um clássico de Dinah
Washington, que fecha o disco).
Cheia de fé, Faithfull
relembra Billie Holiday em Yesterdays, passeia sem acompanhamento algum pela
capela de Ain´ Goin´ Down to the Well No Mo, pelo hino religioso Sign of
Judgement, revisa Bob Dylan (em I´ll Keep it with Mine), chega à sarjeta mais
contemporânea de Tom Waits (um dos amigos que a ajudou a emergir da rebordosa,
na faixa título). E chega ao paroxismo do requinte (da crueldade e do talento,
também) ao regravar A Tears Go By, aquele antigo sucesso de Mick Jagger, Keith Richards
e dela mesma, nos longínquos 17 anos. Dói, e dói muito ver (ou ouvir) o tempo
assim, tão nítida e implacavelmente perdido.
Com músicos impecáveis,
segundo ela mesma “os melhores de Nova York e alguns dos melhores do mundo” –
entre eles o baixista Fernando Saunders e o bateirista J.T. Lewis, integrantes
da banda de Lou Reed, a corajosa Faithfull conseguiu os cúmplices e o clima
exato para encarar de frente a própria amargura. Claro, sonhos quebrados sempre
doem. Mas talvez seja mais saudável contemplar os cacos e tentar compreender o
quebra-cabeças do que comprar uma passagem para a Disneylândia.
O Estado de São Paulo,
Caderno 2, quarta-feira, 21 de outubro de 1987
Aqui, Strange Weather, a faixa título do disco
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