sexta-feira, 15 de março de 2013

Bruxo da palavra


Aqui, um especial com Caio F. escrevendo sobre escritores que ele adorava. Já teve Gabriel, Gárcía Márquez, Patricia Highsmith, Virginia Woolf, e Julio Cortázar nos posts anteriores. Abaixo, mais uma resenha do Caio sobre Cortázar e o livro Alguém que Anda Por Aí. Boa leitura!


E se de repente, pergunta Cortázar, no papelzinho saído de uma câmara Polaroid começasse a delinear-se não a imagem fotografada, mas qualquer coisa como Napoleão e seu cavalo? Tirando Napoleões das palavras como quem tira coelhos de cartolas, páginas após páginas ele se empenha em fazer explodir a suposta razão do leitor. É o leitor que, paradoxalmente, sai ganhando nesse jogo estranho.

"alucinante jogo de espelhos"
Em onze histórias densas, elegantes e personalíssimas, Cortázar retoma seus inquietantes pontos de vista sobre a realidade, conseguindo manter a atenção presa não só às tramas carregadas de mistério e emoção, mas também voltada para as magias formais com que salpica seus enredos. Bruxo da palavra, subverte a realidade circunstancial, transformando-a num alucinante jogo de espelhos, em que nunca se sabe onde termina o reflexo começa a realidade. Ele pratica aquele tipo raro de literatura revolucionária não por pretender diretamente mudanças sociais mas por ser capaz de modificar e ampliar a visão de mundo de quem o lê. Logo na abertura, em Troca de Luzes, um Pigmalião molda pacientemente sua Galatéia, até descobrir que, à sua maneira, ela também é um Pigmalião. No erótico e angustiante A Barca ou Nova Visita a Veneza, as falhas do texto são criticadas por um personagem.

Para quem amou o Cortázar de Final de Jogo ou Bestiário, estranhando as invencionices um tanto frias do Livro de Manuel ou Modelo Para Amar, um mergulho nas águas fundas deste livro trará o encantamento do reencontro com uma paisagem conhecida. Para quem ainda não leu, dificilmente haveria apresentação mais estimulante.

                                                             Veja, 15 de Julho 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário