terça-feira, 1 de novembro de 2011

Girassóis

Foto de Adriana Franciosi

Tenho aprendido muito com o jardim. Os girassóis, por exemplo, que vistos assim de fora parecem flores simples. fáceis, até um pouco bruta.

Pois não são não. Girassol leva tempo se preparando, cresce devagar enfrentando mil inimigos, formigas vorazes, caracóis do mal, ventos destruidores. Depois de meses, um dia, pá! Lá está o botãozinho todo catita, parece que já vai abrir.

Mas leva tempo, ele também, se produzindo. Eu cuidava, cuidava e nada.

Porque tem outra coisa: girassol quando abre flor, geralmente despenca. O  talo é frágil demais para a própria flor, compreende? Então, como se não suportasse a beleza que ele mesmo engendrou, cai por terra, exausto da própria criação esplêndida. Pois conheço poucas coisas mais esplêndidas, o adjetivo é esse, do que um girassol aberto. 

Girassol dura pouco, uns três dias. 


O blog é para escritos do Caio F. que não saíram em livros. Mas um amigo (Gracias, Ivan!) mandou essa foto tão linda. E ela fica ainda mais linda com esses trechos da crônica A Morte dos girassóis, publicada no Caderno 2 no domingo 4 de fevereiro de 1996. Ao pé da página um aviso: "Por motivo de férias, republicamos crônica que originalmente foi editada no jornal Zero Hora". Caio Fernando Abreu morreu antes que fevereiro acabasse, no dia 25.
A Morte dos Girassóis está no livro Pequenas Epifanias. E também originou o livro Girassóis (Global Editora), com lindas ilustrações. 

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sim, está incompleto, Nayara. São apenas trechos da crônica que está inteira no livro Pequenas Epifanias. Aqui no blog só textos que ainda não sairam em livro. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Lindo, como os girassóis. Bj, ivan

    ResponderExcluir
  4. Caramba... que coisa mais linda isso aqui.
    Doce por demais. =)
    Tenho um blog com meus textos, às vezes coloco alguns textos dele por lá. Mas, a maioria dos meus, sofrem influência desse homem tão envolvente.
    http://bemvocesabe.blogspot.com/
    To seguindo aqui. =) Beijos.

    ResponderExcluir